Home

farmaciaHospitalarConhecaParticularidades

O conceito de Farmácia Hospitalar é um órgão de abrangência assistencial, técnico-científica e administrativa, onde se desenvolvem atividades ligadas à produção, armazenamento, controle e distribuição de medicamentos e correlatos às unidades hospitalares. É igualmente responsável pela orientação de pacientes internos e ambulatoriais, visando sempre à eficácia da terapêutica, além da redução dos custos, voltando-se também para o ensino e a pesquisa, propiciando assim um vasto campo de aprimoramento profissional.

A distribuição de medicamentos na forma unitária, conforme dose prescrita e manipulados sob condições adequadas para o horário correto de administração é realizada a cada 6 horas, período que permite identificar grande parte das alterações que são feitas na prescrição médica, evitando, desta forma, a perda de medicamentos manipulados e o retrabalho na reversão dos medicamentos não utilizados pelo paciente.

A primeira Farmácia Hospitalar que se tem registro foi criada em 1752 em um hospital da Pensilvânia – EUA, na qual foi apresentada a primeira proposta de padronização de medicamentos. No Brasil as mais antigas foram instaladas nas Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Militares.

Com a industrialização do medicamento, surgindo assim o fármaco pronto para o uso, houve uma crise na profissão farmacêutica, atingindo de forma parecida o farmacêutico de hospital. E assim o farmacêutico praticamente desapareceu dos hospitais só permanecendo nas instituições de grande porte.

A principal função da Farmácia é servir ao paciente, objetivando dispensar medicações seguras e oportunas. Sua missão compreende tudo o que se refere ao medicamento, desde sua seleção até sua distribuição, velando a todo momento por sua adequada utilização no plano assistencial, econômico, investigativo e docente. O farmacêutico tem, portanto, uma importante função clínica, administrativa e de consulta.

Para que haja um bom funcionamento é necessário uma equipe de profissionais que trabalham sempre para a melhoria desta ala que consideram hoje como um dos principais setores contidos em um hospital. Esta equipe deve ter um profissional farmacêutico, que é responsável pela aquisição distribuição e acompanhamento do uso dos medicamentos e produtos para a saúde (seringas agulhas, fios de suturas entre outros) nos hospitais e serviços de saúde. Sua missão precípua é contribuir para a segurança de todas as pessoas que utilizam medicamentos.

Fonte: http://www.posunifae.com.br/noticias/598/farmacia-hospitalar-conheca-as-particularidades


VI Fórum Internacio...

Clique aqui para acessar o nosso site

Congresso Brasileiro...

  Confira as fotos: Link Fotos 1 Link Fotos 2 Link Fotos 3 Link Fotos ...

XI Congresso Brasile...

Tal encontro tem como objetivo oferecer uma visão ampla do ...